Santander lança plataforma blockchain que permite negociações de cotas de consócio tokenizadas

O Santander Brasil (BVMF: SANB11) anunciou nesta semana o lançamento de uma plataforma com a tecnologia blockchain para permitir a negociação de cotas de consórcio entre seus usuários. As cotas contarão com uma nova tecnologia, envolvendo a tokenização.

O lançamento do Santander ocorre em parceria com a Núclea, que anunciaram o lançamento do N-COTAS. Este é o nome da nova plataforma que promete transformar o mercado secundário de consórcios no Brasil.

A solução, que chega ao mercado em maio de 2025, conecta administradoras interessadas em vender cotas canceladas ou em atraso a fundos que desejam adquiri-las. O processo gera alta liquidez para os ativos e oferece novas alternativas para todos os participantes do ecossistema.

Nova plataforma blockchain do Santander Brasil quer resolver uma das maiores dores do setor de consórcios do país

A iniciativa busca resolver um dos principais gargalos do setor: o elevado número de cancelamentos. De acordo com dados de mercado, aproximadamente 49% das cotas de consórcio contratadas são canceladas antes do final do contrato.

O cenário impacta diretamente os consorciados, os grupos ativos e as administradoras, criando um efeito cascata negativo na operação.

O N-COTAS atua como um marketplace inteligente, no qual as administradoras, todas com autorização prévia dos clientes, podem enviar cotas para venda.

Para os consorciados, isso representa a possibilidade de recuperar parte significativa do valor pago antes da finalização do grupo e com mais agilidade. Para os fundos de investimento, cria-se uma alternativa de alocação com deságio, diversificação e redução de riscos operacionais.

Um dos diferenciais da plataforma é a aglutinação de cotas, permitindo que os investidores adquiram lotes de acordo com o volume financeiro desejado, sem a necessidade de negociações individuais.

A operação é viabilizada com o uso de tecnologia blockchain, na qual as cotas são tokenizadas. O processo busca garantir segurança e eficiência nas transações e no agrupamento dos ativos.

Com essa solução, tornamos o processo mais acessível, transparente e seguro, beneficiando administradoras, investidores e consorciados. A solução tem um enorme potencial para transformar o mercado secundário de cotas de consórcios, trazendo mais liquidez e novas oportunidades para todos os participantes do ecossistema“, afirma Ede Viani, vice-presidente de Varejo do Santander.

Produto inovador, diz executivo

O executivo da Núclea, André Dará, destacou que a nova plataforma é um produto inovador.

Trata-se de um produto inovador, com a utilização da tecnologia blockchain o que viabiliza eficiência no processo operacional. Além disso, o N-COTAS é sustentado pela experiência de mais de 20 anos em infraestrutura tecnológica, ajudando a potencializar ainda mais esse mercado“, afirma André Daré, CEO da Núclea.

Segundo a ABAC, o setor de consórcios possui 11,21 Milhões de participantes ativos. Em 2024 o volume financeiro atingiu R$ 378,7 Bi, enquanto os créditos disponibilizados ultrapassaram R$ 100 bilhões.

Fonte: Santander lança plataforma blockchain que permite negociações de cotas de consócio tokenizadas

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Rolar para cima