O São Paulo conseguiu, nesta quarta-feira (23), uma vitória importante em sua jornada na Copa Libertadores 2025. No Estádio La Huerta, o Tricolor derrotou o Libertad-PAR por 2 a 0, com gols de Lucas Ferreira e André Silva, em partida válida pela terceira rodada da fase de grupos da competição. Enquanto o jogo estava 1 a 0, o time paraguaio teve a chance de empate em uma cobrança de pênalti, desperdiçada vergonhosamente por Melgarejo.
A vitória leva o São Paulo aos sete pontos, tirando a liderança do próprio Libertad no Grupo D. Ainda com dois jogos a fazer em casa, o Tricolor só volta a campo pela competição no dia 6 de maio, quando visita o Alianza Lima. Até lá, o clube paulista tem três compromissos: dois pelo Brasileirão, contra Ceará e Fortaleza, além da partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Náutico.
A partida entre Libertad e São Paulo
O São Paulo foi superior no controle do jogo, mas não conseguiu converter a posse de bola em gols no primeiro tempo do confronto. A jogada mais clara do jogo aconteceu aos 28 minutos: Wendell avançou pela esquerda e cruzou rasteiro com precisão para o atacante são-paulino, que finalizou de chapa por cima do travessão, desperdiçando aquele que pode ser considerado o gol mais perdido da atual edição do torneio continental.
Ver essa foto no Instagram
Apesar do domínio, o São Paulo pouco criou além da chance perdida por André Silva. O time encontrou dificuldades para furar a defesa paraguaia e mostrou lentidão na transição ofensiva, especialmente após a metade do primeiro tempo.
Pelo lado do Libertad, os donos da casa chegaram com perigo em finalizações do veterano Óscar Cardozo e do meia Lorenzo Melgarejo, esta última após erro do lateral Cédric Soares na saída de bola. Ainda assim, o goleiro Rafael pouco trabalhou nos 45 minutos iniciais.
Em um segundo tempo castigado pela chuva, o Tricolor seguiu com impondo seu ritmo no início, mas, quando chegou com Marcos Antônio e Ferreira, não conseguiu converter. A insistência são-paulina foi recompensada aos 16 minutos, quando André Silva deu um lançamento primoroso para Lucas Ferreira, que entrara no intervalo. O jovem arrancou com velocidade máxima, entrou na área e finalizou por baixo do goleiro. A bola chegou a tocar no arqueiro, mas de nada adiantou: 1 a 0.
Sem nem tempo para comemorar, o São Paulo tomou um susto após, em bate-rebate na área tricolor, Alcaraz tentou uma bicicleta, e a bola bateu na mão de Wendell. A sorte, porém, agiu a favor do clube brasileiro quando Melgarejo cobrou de uma das maneiras mais bizarras: sem tomar nem um passo de distância, tentou bater colocado no ângulo, mas a bola bateu no travessão e foi para fora.
O pênalti perdido pelo Libertad pic.twitter.com/dK9TrphcOu
— Somos São Paulinos (@somosaopaulinos) April 24, 2025
O Libertad cresceu no jogo, e Rafael teve que assumir um papel de protagonismo ao fazer diversas defesas cruciais. Como quem não faz, toma, o São Paulo, aos 37 minutos, ampliou o placar com André Silva, de cabeça, após receber um cruzamento fantástico de Ferraresi.
O post São Paulo vence pela Libertadores e assume liderança do grupo apareceu primeiro em Sportbuzz.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.