Luke Dashjr, um dos mais antigos desenvolvedores do Bitcoin, está preocupado com o futuro da criptomoeda. As conversas aqueceram nesta semana com a apresentação da versão 30 do Bitcoin Core.
A discussão gira em torno da remoção dos limites do campo OP_RETURN, já discutidas há meses, se não anos.
Em abril, outro nome ligado à Ocean, do próprio Dashjr, já havia declarado que o Bitcoin estará morto caso essa atualização for aprovada. Apesar do barulho dos opositores, parte dos desenvolvedores optaram por ir adiante com a mudança.
Desenvolvedor afirma que Bitcoin Core está “dando tiro no pé” e usuários migrarão para o Knots
Chamando seus colegas de “maus atores”, Luke Dashjr se mostrou incomodado com as mudanças que serão introduzidas na chegada do Bitcoin Core 30.
“Ao removerem o limite padrão, eles também pioraram a situação. Agora (a partir do Core 30), datacarriersize=83 permite 83 outputs totalizando 830 bytes de spam, em vez de apenas 92 bytes de spam (dos quais 9 bytes não podiam ser arbitrários) como no Core 29 e anteriores”, comentou Dashjr, notando que tal parâmetro está obsoleto e deve ser removido no futuro.
“A única saída agora é uma migração em massa para o Knots.”
Dados do site Coin Dance mostram que o Knots ganhou uma forte adoção nos últimos meses, chegando a 2.400 nodes públicos nesta semana.

“O Knots coexistiu pacificamente ao lado do Core por mais de uma década, até que os maus atores tomaram o controle do Core”, comentou Dashjr nas redes sociais enquando chamava alguns colegas de “inimigos”.
“Se não resolvermos isso, o Bitcoin não vai sobreviver.”
Don’t let the bad actors trick you into thinking Bitcoin Core 30 allows you to re-enable the datacarrier limit:
1) Along with unlimiting the default, they also broke it further. datacarriersize=83 now (as of Core 30) allows for 83 outputs totalling 830 bytes of spam, instead of…
— Luke Dashjr (@LukeDashjr) June 10, 2025
Desenvolvedores afirmam que essa atualização será boa para o Bitcoin
Um dos principais nomes por trás da mudança mais polêmica da nova versão do Bitcoin Core, Gloria Zhao, também publicou longos textos ao longo dessa semana.
“Frequentemente me perguntam: “e se um ator mal-intencionado conseguir contratar desenvolvedores para se infiltrar nos círculos internos do Core e conseguir que uma vulnerabilidade seja integrada?” Às vezes, me perguntam se eu sou essa pessoa”, comentou Zhao.
“Mais provável ainda: e se alguém, com seu LLM (ferramentas como ChatGPT) e seguidores no Twitter, conseguir impedir que algo seja aprovado? A única forma de nos blindarmos contra esses dois cenários é nos comprometermos com um processo decisório transparente e meritocrático.”
A desenvolvedora aponta que o Bitcoin seria um sistema muito frágil caso um pequeno círculo interno fosse suscetível a ataques de engenharia social. “Felizmente, cada um de nós tem a liberdade (e, portanto, a responsabilidade) de escolher”, comentou.
I posted a full writeup for the #32406 merge decision on the PR.
These changes go into effect in v30, which is scheduled for release in October.
The PR changes the defalt value of -datacarriersize. You will still be able to use -datacarrier and -datacarriersize options in v30,…— gloria (@glozow) June 9, 2025
Uma das maiores narrativas dos opositores é que essa mudança está sendo feita às pressas. No entanto, Zhao defende que as mudanças estão em discussão há pelo menos dois anos, com conversas informais acontecendo há uma década.
A discussão continua em outras plataformas, incluindo em um grupo de desenvolvedores no Google Groups e no GitHub. As opiniões seguem divididas, ambos lados contam com apoiadores de peso.
Fonte: “Se não resolvermos isso, o Bitcoin não vai sobreviver”, diz desenvolvedor Luke Dashjr
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.