Nesta quarta-feira (16), o sistema SouGov, pelo qual servidores públicos têm acesso a serviços de gestão de pessoas, está com instabilidades desde o fim da manhã, aproximadamente.
- Vários usuários reclamam nas redes sociais da instabilidade;
- O problema pode (ou não) ter a ver com a divulgação da prévia do contracheque de abril com recebimento em maio, no qual está previsto o aumento e retroativos desde 1 de janeiro deste ano;
- As informações estão previstas para ser liberadas nesta quinta-feira (16);
- Segundo o governo, os usuários estão sobrecarregando o sistema, pois estão acompanhando se a prévia foi liberada (leia mais no fim desta matéria).
SouGov: chuva de reclamações nas redes sociais
No X, são muitos os usuários do SouGov que reclamam da ineficácia do sistema em um dia importante para os servidores públicos. A seguir, veja algumas das reclamações:
Que inferno esse app do sougov hoje.
— carliños (@carloscvlo) April 16, 2025
Quanta incompetência desse @govbr . O dia inteiro o sougov fora do ar
— merchiorsincero (@merchiorsincero) April 16, 2025
Eu só queria ver minha prévia, Sougov @gestaogovbr pic.twitter.com/jwbo1CYeqq
— Luísa (@euLuisa) April 16, 2025
O servidor público federal que conseguiu ver a prévia hoje no SouGov tá de parabéns, é um escolhido, um abençoado!
— Cadu Silva (@CaduDeveras) April 16, 2025
Não tem um servidor do executivo federal que não esteja pirando com o App do SouGov hoje
— cica (@cica_rock) April 16, 2025
Leia mais:
- Sua conta Gov.br foi hackeada? Veja como aumentar a segurança dos seus dados e da sua conta
- INSS: como fazer prova de vida em 2025 pelo aplicativo do celular
- Agora é possível fazer buscas por voz no portal Gov.br
O que diz o governo
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Secretaria de Serviços Compartilhados soltaram uma nota, na qual afirmam que o SouGov apresenta “inconsistências” que já foram reportadas à equipe técnica.
“As chefias e agentes públicos devem aguardar o retorno da plataforma para realizar as ações necessárias”, informaram. Ainda, “os agentes públicos que tiverem seu registro de frequência prejudicado, poderão utilizar o código ‘66666 – Sistema Indisponível‘.”
O MGI enviou novas informações ao Olhar Digital. A Pasta confirmou que o volume de acessos foi alto demais, causando a sobrecarga do sistema.
Ainda, atualizaram a data de liberação das informações sobre o contracheque e frisaram que trabalham com o governo para normalizar todas as folhas de pagamentos e efetuar o depósito dos salários de abrl. Leia a nota na íntegra abaixo:
“A instabilidade causada na plataforma SOUGOV.BR ocorreu em razão do grande volume de acessos. As equipes de tecnologia do MGI estão empenhadas na solução do problema, para que o sistema volte a operar normalmente o mais rápido possível.
A Pasta mantém contato com os órgãos para solucionar casos pontuais de erros em contracheques de servidores. Importante ressaltar que se trata justamente de uma prévia do contracheque, para conferência, e que o valor que ali consta pode ser alterado.
Como o MGI informou aos servidores e as unidades de gestão de pessoas dos órgãos da administração pública federal, caso o servidor identifique alguma inconsistência ele deve procurar a área de gestão de pessoas do seu órgão. A prévia do contracheque permanecerá disponível até esta quinta-feira (17), às 15h.
Desde a aprovação da LOA pelo Congresso Nacional e seu envio para a sanção presidencial, o MGI e os demais órgãos do governo federal adotaram os procedimentos necessários para operacionalizar a folha de pagamentos e realizar o pagamento do salário de abril e dos salários retroativos no dia 2 de maio.
Foram atualizados mais de 9 mil cargos, 190 gratificações e reposicionamento de quase 800 mil servidores nas novas classes e níveis para que todos os servidores receberam a remuneração de abril e dos reajustes remuneratórios retroativos no dia 2 de maio. Casos residuais em que o ajuste não ocorra a tempo, os acertos serão feitos nas próximas folhas de pagamento.
Como já noticiado, a Medida Provisória n° 1286, de 2024, formalizou os termos de acordos firmados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nas Mesas de Negociação com as carreiras civis do funcionalismo federal ao longo de 2024. Essas negociações, junto com acordos anteriores, garantiram recomposição salarial para 100% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas da União.
O governo, em acordo com o Congresso Nacional, enviou um Projeto de Lei para substituir a MP 1286, mas essa permanece vigente até 2 de junho.”
O post SouGov: sistema do governo sofre com instabilidade nesta quarta-feira (16) apareceu primeiro em Olhar Digital.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.