Você sabia que mais de 30 milhões de pessoas não têm acesso à água potável no Brasil? Pode parecer uma grande novidade, mas a informação retrata um território ainda muito desigual e que não oferece condições mínimas para boa parte da população. Assim, diante do cenário e da vontade de ajudar, o empreendedor Tico Sahyoun decidiu conhecer a região mais pobre do país em 2008 e criar uma campanha para lá de especial.
“Em 2008, eu quis descobrir qual era o lugar mais pobre do Brasil e aí cheguei lá no Sertão de Alagoas. Eu achava que a gente tinha muita oportunidade, tinha muita coisa aqui e que a gente tinha que devolver um pouquinho ao país, porque numa política tão complicada que a gente vive há tanto tempo, a gente critica, reclama, reclama, mas eu acho que só reclamar não vai mudar nada“, disse Tico Sahyoun em entrevista exclusiva ao SportBuzz.
“Eu acho que se todo mundo fizesse um pouquinho as coisas iam estar diferentes. E aí eu fui lá para o Sertão, fui mapear e tal. Atualizando para o CAS, que nasceu há dois, três anos, que a gente juntou um grupo muito legal, que a CARAS apoia, que a gente tem grandes empresários olhando para isso, a gente começou um novo movimento de levar água para lá“, explicou o empreendedor.
Ver essa foto no Instagram
Assim, com o objetivo de levar água para quem mais precisa, a campanha Conectando Amor no Sertão (CAS) chegou com tudo. Na primeira fase, um total de 100 cisternas foi arrecadado, proporcionando acesso à água potável para diversas famílias. Agora, o CAS iniciou mobilização para uma corrida especial e simbólica que promete fazer a diferença na vida de muitas pessoas no sertão de Alagoas.
Como será a corrida do CAS? Tico Sahyoun explica
O evento é uma iniciativa que une esforços da CARAS, da ONG Visão Mundial e da Turn On The Light, agência criada por Tico Sahyoun. A corrida terá toda a renda com a venda das inscrições revertida integralmente para a construção de cisternas na região. Agora, na segunda fase, a meta é construir mais 100 cisternas e criar um espaço de convívio social e recreação para a comunidade local. A corrida será simbólica.
“É o que você falou. A gente não tem noção o que é a pessoa ter 30, 40, 50 anos e não ter acesso à água potável, não ter acesso à dignidade, a um mínimo que as famílias deveriam ter no Brasil. E aí a gente, nesse movimento do CAS, levantou mais de 100 cisternas e agora começamos um movimento de levantar um centro educativo de cultura e lazer e abrir em parceria com um grande amigo e outras pessoas um centro de esporte“, disse Tico.
A corrida acontece no dia 14 de junho. Cada participante terá a missão de correr determinada quilometragem definida pela campanha, em qualquer lugar do Brasil. A ação não apenas visa suprir a necessidade básica de água, mas também promover a integração e o fortalecimento dos laços comunitários. Os organizadores convidam todos a se inscreverem. Juntos, podemos transformar vidas e levar esperança a quem mais precisa.
O post Tico Sahyoun detalha campanha para levar água a quem precisa apareceu primeiro em Sportbuzz.