Vice-presidente da FIA abandona seu cargo por “violações”

Nesta quinta-feira, 10, o vice-presidente de esportes da FIA, Robert Reid, anunciou sua renúncia ao cargo, alegando uma “quebra dos padrões de governança” dentro da entidade. Reid ocupava o posto desde 2021 e afirmou ter comunicado sua decisão ao presidente Mohammed Ben Sulayem nesta manhã.

Dessa forma, em um comunicado contundente, Reid afirmou estar alarmado com o que classificou como “decisões críticas sendo tomadas sem o devido processo” por parte do presidente da FIA:

“Quando assumi esse cargo, foi para servir aos membros da FIA; não para servir ao poder. Com o passar do tempo, testemunhei uma erosão constante dos princípios que prometemos defender. As decisões estão sendo tomadas a portas fechadas, ignorando as próprias estruturas e pessoas que a FIA existe para representar.”

“Minha demissão não tem a ver com personalidades, mas sim com princípios. O automobilismo merece uma liderança que seja responsável, transparente e voltada para os membros. Não posso mais, de boa fé, continuar fazendo parte de um sistema que não reflete esses valores”, completou Reid.

Ben Sulayem barrou Reid de reunião da FIA

A crise interna se agravou após a última reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA, na qual Reid foi impedido de participar. Ele e David Richards — presidente da Confederação Britânica de Automobilismo (Motorsport UK) — foram barrados do evento por se recusarem a assinar um acordo de confidencialidade imposto por Ben Sulayem.

Assim, Richards também se manifestou de forma crítica à atual gestão da FIA, afirmando que há uma “mudança na bússola moral” do presidente da entidade. Além disso, o ex-copiloto campeão do WRC, Robert Reid encerrou sua nota conclamando os clubes membros da FIA e demais partes interessadas a “exigirem maior responsabilidade da liderança da federação”.


 

O post Vice-presidente da FIA abandona seu cargo por “violações” apareceu primeiro em Sportbuzz.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Rolar para cima