Com cerca de 1,9 bilhão de anos, o vulcão mais antigo do mundo fica no Brasil, escondido no meio da floresta amazônica. Ele é chamado de Vulcão Amazonas e foi descoberto em 2002, na região de Uatumã, no estado do Pará. Apesar de extinto, guarda registros de um passado geológico pouco conhecido do país.
Atualmente inativo, o Vulcão Amazonas impressiona por sua grandiosidade: são 22 quilômetros de diâmetro e um antigo cone que chegou a 400 metros de altura. Embora o tempo tenha desgastado sua forma original, as rochas ainda conservam sinais das antigas erupções.
A maioria das pessoas associa a Amazônia apenas à biodiversidade e aos rios. No entanto, o solo da floresta esconde vestígios de uma época em que o local era coberto por lava e fumaça. Segundo pesquisadores, a atividade vulcânica por lá durou cerca de 300 milhões de anos.
Leia mais:
- Cientistas revelam mistério de vulcão na Itália
- Ilha criada por erupção de vulcão em Tonga teve forte surto de crescimento
- Por que os vulcões podem ser uma ameaça ao clima da Terra?
Vulcão Amazonas teve três períodos de atividade intensa
Ao Jornal da USP, o professor Caetano Juliani, doutor em geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), explica que tudo começou com o movimento de placas tectônicas. A crosta oceânica deslizou sob a crosta continental, criando condições ideais para erupções. Esse processo também influenciou na formação de minérios.
Juliani conta que, inicialmente, os vulcões da região foram datados em cerca de 1,88 bilhão de anos. Com novas análises, os cientistas encontraram rochas ainda mais antigas, com até 2 bilhões de anos. O acesso difícil dificulta as pesquisas, mas as descobertas continuam.
Um estudo de 2021, conduzido por André Kunifoshita, da Universidade de Campinas (Unicamp), encontrou sinais de uma antiga caldeira vulcânica na Província Mineral de Alta Floresta, entre Mato Grosso e Pará. A pesquisa identificou três períodos de atividade vulcânica intensa na região amazônica.
As datas mais importantes apontadas pelo estudo são de 2, 1,88 e 1,78 bilhões de anos atrás. Como as rochas são muito antigas, os cientistas trabalham com fragmentos e pistas para reconstruir o cenário do passado.
Embora adormecido para sempre, o Vulcão Amazonas parece que ainda tem muito a ensinar sobre a história da Terra.
O post Vulcão mais antigo do mundo está escondido no coração do Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.