A Microsoft está testando um novo recurso que promete agilizar a escrita de textos: usando IA generativa, o Bloco de Notas poderá escrever por você. Basta dar o comando e esperar o resultado (ou fazer alterações, se necessário). A novidade faz parte de uma atualização do Windows 11.
A atualização também inclui mais recursos de IA no Paint, como um gerador de figurinhas e melhorias nas ferramentas de corte e edição.
Bloco de Nota do Windows 11 vai escrever por você
A Microsoft divulgou as atualizações em uma publicação em seu blog.
No caso do Bloco de Notas, a IA generativa poderá escrever no lugar do usuário, facilitando todo o trabalho. Segundo a empresa, ela pode ser usado para “rascunhar texto rapidamente com base em seu prompt ou criar conteúdo existente com assistência de IA“.
Funciona assim:
- O usuário seleciona determinado trecho do texto para ser usado como referência. Pode copiar e colar de outro lugar, se preferir.
- Em seguida, aparecerá uma opção chamada “Escrever” (essa é a novidade). É nela que o usuário deve dar as instruções para a IA;
- O resultado aparecerá no próprio documento do Bloco de Notas. É possível manter o texto como está, fazer alterações (inclusive pedindo para que a IA corrija o que for necessário) ou descartar tudo e começar de novo.
A ferramenta “Escrever” é baseada em dois outros recursos de IA que a Microsoft já vinha testando. A primeira é o Summarize, lançado em março, que pode gerar resumos de texto. A segunda é o Rewrite (ou “reescrever”), que pode ser usado para fazer ajustes pontuais no texto, como encurtá-lo ou aumentá-lo, ou mudar o tom de voz. Este último começou a ser testado em novembro do ano passado.

Quando a atualização estará disponível?
O recurso faz parte de uma atualização do Windows 11 descoberta no início deste ano. Inicialmente, ela está sendo lançada para assinantes do plano Copilot Plus, nas versões de desenvolvedor Canary e Dev.
Para usar, é preciso estar logado na conta da Microsoft.
O plano Copilot Plus para desenvolvedores usa um sistema de créditos para testar os novos recursos de IA. A empresa não divulgou se vai cobrar esses créditos a parte.

Paint também terá novidades de IA
A Microsoft também está testando novos recursos de IA no Paint.
Um deles é um gerador de adesivos. Para usar, basta abrir o Copilot dentro do aplicativo e escrever o prompt de geração. Será possível exportar os adesivos gerados para outros aplicativos.
Outras novidades incluem as ferramentas Preenchimento Generativo (que usa IA para preencher imagens), Apagamento Generativo (para apagar trechos de uma imagem) e o Cocreator (que cria imagens do zero com base em prompts de texto).
Leia mais:
- Paint libera testes de função que gera imagens com IA
- Copilot poderá corrigir bugs e erros no seu computador
- Entrevista: Microsoft promete deixar a IA mais presente no seu dia a dia!
O Paint também vai receber um recurso de seleção de objetos usando IA. Já é possível selecionar trechos de uma imagem manualmente no programa, mas a ferramenta promete agilizar esse processo.
Por último, haverá um novo seletor de cores que permite ajustar as escalas (como HEX e RGB) baseado em um conta-gotas.
O post Windows 11 poderá gerar figurinhas e escrever textos por você apareceu primeiro em Olhar Digital.